CORRETORES E IMOBILIÁRIAS

JÁ É CLIENTE?
ENTRE EM CONTATO

COMPRE
SEU IMÓVEL:

(11) 3530 - 2900

CORRETOR
ON-LINE

WHATSAPP

No dia a dia, a gente nem chega a pensar em como ou por que os espaços que usamos foram criados. Eles simplesmente existem.

Mesmo assim, seja na hora de pegar um elevador, contemplar uma paisagem da varanda ou simplesmente tomar um banho quente, tudo isso faz parte dos aperfeiçoamentos que a construção desenvolveu durante anos.

De fato, a história da habitação e as inovações na construção civil se complementam entre si. Desde as primeiras casas da humanidade, a tecnologia foi a principal responsável pela construção de melhores moradias.

Novas técnicas, mecanismos e uma infinidade de materiais foram incorporados às edificações modernas, tudo no sentido de permitir que vivamos mais, e melhor. 

Atualmente, os recursos tecnológicos têm sido usados para criar soluções que mais parecem coisa de ciência-ficção, mas são uma realidade que está também ao seu alcance. 

Quer saber exatamente do que estamos falando? Siga com a leitura!

#01 Impressão 3D

 

Quando inventaram a impressora 3D, ninguém podia imaginar que esse pequeno equipamento seria capaz de construir casas, além de pequenos objetos. 

Esta inovação na construção civil já está presente nos Estados Unidos e a tendência é que o recurso seja usado brevemente em todo o mundo. 

Não seria incomum pensar que um recurso tão novo custe caríssimo, mas a verdade é exatamente o contrário. Este tipo de tecnologia está diretamente relacionada com a redução dos custos, já que diminui o desperdício de materiais e de contratação de mão de obra. 

Além disso, usar impressoras 3D na construção também melhora a segurança nas obras, já que há menos intervenção humana. Como vantagem final, destacamos a velocidade: é possível construir uma casa em horas. 

#02 Gestão de água sustentável

 

Captar a água das chuvas não é necessariamente uma novidade em pequenas propriedades do campo, onde o uso de cisternas é comum em algumas regiões, como o Nordeste.

Já a aplicação deste recurso em um nível urbano em edifícios é uma tendência que chegou para ficar nas grandes cidades. 

Representando uma economia de até 50% no consumo de água de um complexo residencial, captar águas pluviais é uma das inovações na construção civil mais alinhadas com uma arquitetura sustentável, funcional e de fácil acesso. 

Apesar de ser um sistema que pode ser instalado após a construção de um edifício, as construções do futuro já devem considerar o uso dessa tecnologia desde que o apartamento ainda esteja na planta. 

#03 Construções ainda mais verdes

 

As inovações na construção civil também consideram o lado de fora dos empreendimentos de hoje em dia. 

Neste sentido, em outro post, quando falamos da diferença entre viver e morar, destacamos a importância de escolher um lugar que ofereça mais do que um bom apartamento.

Aliás, estes tempos de pandemia reforçaram ainda mais a importância de contar com espaços de lazer com vegetação, já que o acesso a locais públicos não é aconselhável. 

Além da criação de espaços de contemplação e sociabilidade, a construção de espaços verdes também é capaz de aumentar o valor do ativo em até 7%, segundo o relatório World Green Building Trends.

O estudo igualmente destaca esta inovação nas construções como um fator que segue uma demanda de cerca de 35% dos novos clientes, bem como atende à novas regulamentações ambientais para a construção de edifícios mais saudáveis. 

#04 Nanotecnologia na construção civil

 

Das inovações arquitetônicas que pareciam algo distante de nossas realidades, o uso de nanotecnologia na construção civil agora também pode fazer parte de sua rotina daqui pra frente.

Quando nos referimos ao termo nano, falamos de materiais que tenham, entre seus componentes, componentes praticamente do tamanho de átomos. Ou seja, micropartículas de dimensões entre 1 e 100nm.

O uso de nanotecnologia na construção civil permite que novos materiais sejam desenvolvidos, mais resistentes, polivalentes e até mesmo com funções ativas.

Por exemplo, sua aplicação em tubulações faz com que as instalações hidráulicas sofram menos entupimentos, já que substâncias gordurosas deixam de aderir à superfície dos canos. 

Cinco vezes mais fortes que o aço, nanotubos são usados no concreto, tornando-o menos suscetível à falhas estruturais causadas por oxidação da parte metálica ou infiltração de humidade. Mais segurança para você.

E seu uso não para por aí. No vidro, é possível aplicar revestimentos antifogo com nanopartículas de dióxido de silício, ou mesmo deixar uma janela mais ou menos translúcida com o apertar de um botão. Quer mais? Alguns nanoelementos, como o TiO2, podem criar uma função autolimpante em vidros. 

Temos o privilégio de estar experimentando o período tecnológico mais avançado da humanidade. Felizmente, o ramo imobiliário também aplica avanços ao inovar na construção civil, e isso se reflete em nossa rotina.

É hora de buscar iniciativas que aproveitem todo o potencial das novas tecnologias para tornar nossas vidas melhores, criando espaços que acompanhem nossas  necessidades. 

Aqui na Yuny, pensamos dessa forma e buscamos oferecer sempre o que há de mais atual e inovador para transformar sua experiência de morar e viver. Confira!

Contato enviado com sucesso.

Com o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site, coletamos informações por meio de cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade

Ok