1.1. Parte elétrica

 

Panes elétricas podem gerar riscos para os futuros. Por isso, atentar-se à situação desses sistemas é essencial.

Nessa hora, deve-se avaliar as condições das tomadas e da fiação da residência, verificar se há fios expostos e se existem sinais de que adaptações foram feitas na rede — muitas vezes, os antigos inquilinos costumam fazer novos pontos de energia, mas esquecem que isso deve ser feito de maneira adequada.

Além disso, deve-se notar se, ao acender alguma lâmpada, ocorrem pequenos curtos, piscadas e outros sinais de que a rede está sobrecarregada.

 

1.2. Parte hidráulica

 

Ao checar a parte hidráulica, o mais importante é buscar possíveis vazamentos. Analise bem a pintura do imóvel a fim de encontrar pontos em que a tinta está mais escura. Isso pode indicar que há umidade e, consequentemente, vazamentos.

Verifique também a situação das válvulas dos sanitários, pois elas costumam apresentar problemas com certa frequência, e cheque todas as torneiras e chuveiros. Deve-se checar a canalização de esgotos, grelhas, torneiras, local do box, nível de escoamento de água nos banheiros, cozinha e áreas comuns, no caso de apartamentos.

 

1.3. Piso e forros

 

O ideal é analisar se a estrutura do forro está visivelmente normal, sem rachaduras ou furos. No piso, é preciso verificar se não existem ladrilhos soltos, buracos ou imperfeições graves.

 

1.4. Pintura e revestimentos

 

Confira se o imóvel foi pintado recentemente e se a pintura está em boas condições. Pinturas antigas e que ficam expostas à chuva costumam descascar com maior facilidade, por isso, verifique o estado da parte externa e também da interna.

Quanto aos revestimentos, verifique se não existem azulejos faltando, rachaduras e falta de rejunte entre eles, pois isso compromete muito a estética.

 

1.5. Portas e janelas

 

Aqui, vale conferir a resistência de portas e janelas: se estão rangendo, como está os trincos e as fechaduras, a fixação de parafusos, rasgos de saída de água, regulagem dos fechos, funcionamento de borrachas, escovas, roldanas e outros elementos de vedação das portas e janelas.

Este conteúdo te ajudou?

Leave a Reply