YUNY INCORPORADORA OTIMIZA TEMPO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM FERRAMENTA DIGITAL

YUNY INCORPORADORA OTIMIZA TEMPO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM FERRAMENTA DIGITAL

Yuny Incorporadora otimiza tempo no desenvolvimento de projetos com ferramenta digital

Conhecida como BIM, a metodologia de modelagem digital contribui nos negócios da empresa, com otimização de recursos e redução de gastos

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Lima Molina

Divulgação

A Yuny Incorporadora adotou, desde 2021, a metodologia building information modeling (BIM) em seus projetos e destaca os benefícios da ferramenta para seus negócios A ferramenta de modelagem digital de edifícios permite a criação de um modelo virtual tridimensional detalhado de seus empreendimentos, que integra e analisa todas as informações em uma única plataforma.

De acordo com Maíra Baltrusch, coordenadora de projetos da Yuny Incorporadora, o BIM permite que a empresa tenha uma visão integrada de todas as disciplinas envolvidas no projeto, ‘o que ajuda a evitar conflitos e o retrabalho e aumenta a eficiência do processo construtivo’. Além disso, a metodologia possibilita melhor coordenação entre as diferentes equipes envolvidas e a identificação de incompatibilidades e erros ainda na fase de modelagem, o que reduz a necessidade de retrabalho e minimiza os custos com reformas e correções.

Dados do mercado indicam que o uso do BIM tem crescido no Brasil nos últimos anos, especialmente nos setores de construção civil e imobiliário. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cerca de 70% dos projetos de construção no país já utilizam a metodologia.

Os principais diferenciais competitivos da tecnologia para as empresas do setor imobiliário incluem a redução de custos, o aumento da eficiência, a melhoria na qualidade do projeto e a maior sustentabilidade. Com a metodologia, é possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis, reduzir o desperdício de materiais e aumentar a eficiência energética dos edifícios.

Além disso, a ferramenta permite simulações e análises do desempenho energético do edifício antes mesmo da sua construção, o que possibilita a adoção de medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.

O uso do BIM permite que a Yuny Incorporadora continue a oferecer empreendimentos de alta qualidade, com maior eficiência e sustentabilidade e, assim, se destaque ainda mais no mercado imobiliário brasileiro.

De acordo com a gerente, a implementação do BIM no mercado ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de padronização de processos e a resistência de alguns profissionais à adoção da metodologia. ‘Por isso, é importante que haja treinamentos e capacitações, para que os profissionais possam adquirir as habilidades necessárias para utilizar a ferramenta de forma eficiente, e conscientes dos seus benefícios’, finaliza Maíra.