Análise de crédito é um processo que tem por objetivo avaliar a capacidade de pagamento de quem está prestes a adquirir um financiamento imobiliário.

Quando você solicita o financiamento, é feita uma análise do seu comportamento como consumidor, buscando identificar o seu perfil de consumo, o comprometimento mensal da sua renda e se há restrições comerciais em seu nome.

Para que serve a análise de crédito?

A análise de crédito é uma medida de segurança para a incorporadora ou instituição financeira que vai conceder um financiamento.

Com essa avaliação, é possível verificar se o solicitante terá condições financeiras de honrar com o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário.

A taxa de juros do financiamento também pode ser influenciada pela análise de crédito. Se o comprador é um bom pagador, o risco de inadimplência é menor, portanto, a taxa de juros é menor.

Por outro lado, se o comprador já deixou de pagar outras contas antes, tendo seu nome inserido em órgãos de proteção ao crédito, por exemplo, o risco de conceder um financiamento imobiliário é maior. Portanto, a taxa de juros tende a ser maior.

Como funciona a análise de crédito?

A análise de crédito é realizada de maneira online, por meio de consultas a órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Essa consulta é feita pelo número do CPF e resgata informações que demonstram qual é a sua renda mensal, se existem outros financiamentos ou empréstimos em seu nome e seu histórico de compras no comércio em geral.

Informa, ainda, se existem restrições de crédito em seu nome e alguns hábitos de consumo, especialmente aqueles ligados aos pagamentos de cartão de crédito.

Uma boa maneira de conhecer melhor seu perfil de consumidor antes de buscar o financiamento do seu imóvel é ingressar no Cadastro Positivo do Serasa. Nesse portal, você consulta seu score de consumidor e dicas que podem ajudá-lo a conseguir seu financiamento imobiliário muito mais fácil.

Este conteúdo te ajudou?