• Antes de iniciar a instalação do aquecedor, leia com bastante atenção as instruções contidas no manual do fornecedor;
  • A instalação adequada do aparelho é condição fundamental para o seu bom funcionamento;
  • O serviço deverá ser executado por profissional especializado, aplicando as normas da ABNT e as normas da Companhia Distribuidora de Gás, caso o aparelho seja de Gás Natural;
  • Não acoplar o duto da chaminé no mesmo duto de exaustão do fogão;
  • Não instale o aquecedor em locais onde haja exposição ao sol e a chuva;
  • Para um funcionamento adequado e prolongado de seu produto, efetuar revisões

periódicas (entre 1 e 2 anos) no produto;

  • Não tocar a região de exaustão dos gases de combustão (chaminé e partes próximas), devido às altas temperaturas alcançadas nas condições normais de funcionamento que podem causar queimaduras;
  • Não deixe que crianças, idosos e portadores de necessidades especiais manuseiem os aquecedores sem acompanhamento;
  • Em caso de ausência prolongada, fechar o registro geral de gás;
  • Não obstruir saídas das chaminés;
  • Verificar diariamente as condições das instalações para detectar a existência de vazamentos de água ou gás.

 

A seguir, procedimentos a serem adotados para corrigir alguns problemas:

 

Como desentupir a pia:

 

Com o auxílio de luvas de borracha e um desentupidor, siga os seguintes passos:

 

  • Encha a pia de água;
  • Coloque o desentupidor a vácuo sobre o ralo, pressionando-o para baixo e para cima (tome cuidado com o uso de força excessiva para não danificar a fixação da cuba). Observe se ele está totalmente submerso;
  • Quando a água começar a descer, continue a movimentar o desentupidor, deixando a torneira aberta;
  • Se a água não descer, retire a parte inferior do sifão (copinho). Neste copo ficam depositados os resíduos, geralmente responsáveis pelo Mas não esqueça de colocar um balde embaixo do sifão, pois a água pode cair no chão ou no armário (caso exista);
  • Não convém colocar produtos a base de soda cáustica dentro da tubulação de esgoto;
  • Recoloque o copinho do sifão e tome o cuidado de verificar se ele se acoplou perfeitamente à base para evitar vazamentos e gotejamentos. Se necessário, utilize fitas teflon para garantir e melhorar a vedação;
  • Depois do serviço pronto, abra a torneira e deixe correr água em abundância, para limpar bem a tubulação.

 

 

Aço inox

 

  • A limpeza deve ser feita com água, detergentes suaves e neutros, em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de nylon Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto e periodicamente podem ser polidos com polidores para metais;
  • Para preservar as características do aço inox, deve-se evitar o uso de ácidos  e produtos químicos, tais como, ácido muriático, removedores de tintas e similares, os quais danificam a superfície do aço inox e, portanto devem ser evitados. Saponáceos abrasivos não devem ser utilizados mesmo em casos extremos, pois podem prejudicar a superfície do aço

 

Manutenção preventiva

 

  • Somente utilizar peças originais ou com desempenho de características comprovadamente equivalentes;
  • Verificar semestralmente os elementos de apoio (mão francesa, coluna do

tanque etc.);

  • Verificar anualmente os rejuntes das louças e bancadas;
  • Manter os registros gerais das áreas molhadas fechados quando da ausência do imóvel por longos períodos.

 

Periodicidade Atividade Responsável
 

 

 

 

A cada 6 meses

Verificar mecanismos internos da caixaacoplada Equipe de manutenção local/ Proprietário
Verificar a estanqueidade dos registrosde gaveta Equipe de manutenção local/ Proprietário
Limpar e verificar a regulagem dosmecanismos de descarga Equipe de manutenção local/ Proprietário
Limpar os aeradores (bicos removíveis)das torneiras Equipe de manutenção local/ Proprietário
Abrir e fechar completamente os registros para evitar emperramentos, e mantê-los em condições de manobra Equipe de manutenção local/ Proprietário
 

 

 

 

 

 

A cada 1 ano

Verificar a estanqueidade da válvula de descarga, torneira automática e torneira eletrônica Equipe de manutenção local/ Proprietário
Verificar as tubulações de água potável para detectar obstruções, perda de estanqueidade e sua fixação e recuperar sua integridade onde necessário Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa capacitada
Verificar se é necessário substituir os vedantes (courinhos) das torneiras, misturadores e registros de pressão Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa capacitada
Verificar o funcionamento do sistema de aquecimento individual e efetuar limpeza e regulagem, conforme legislação vigente Empresa capacitada

 

 

 

Periodicidade Atividade Responsável
A cada 1 ano Verificar a  integridade  e  reconstituir os rejuntamentos internos e externos dos ralos, peças sanitárias e outros elementos, onde houver Equipe de manutenção local/Proprietário/Empresa especializada

 

 

Prazos de garantia

 

  • Colunas de água fria, colunas de água quente e tubos de esgoto:
    • Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
    • Danos causados devido a movimentação ou acomodação da estrutura – 5 anos;
  • Coletores e ramais:
    • Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
    • Problemas com a instalação – 1 ano;
  • Louças, caixa de descarga e bancadas:
    • Desempenho do material – especificado pelo fabricante;
    • Quebrados, trincados, riscados, manchados ou entupidos – no ato da entrega;
    • Problemas com a instalação – 1 ano;
  • Metais sanitários, sifões, flexíveis, válvulas e ralos:
    • Desempenho do material – 6 meses;
    • Quebrados, trincados, riscados, manchados ou entupidos – no ato da entrega;
    • Problemas com a vedação – 1

 

Perda de garantia

 

Todas as condições descritas no item perda de garantia do capítulo “Garantia e atendimento”, acrescidas de:

  • Se for evidenciado entupimento por quaisquer objetos jogados nos vasos sanitários e ralos, tais como: absorventes higiênicos, folhas de papel, cotonetes, cabelos, ou objetos estranhos no interior dos equipamentos que prejudiquem seu funcionamento;
  • Se for evidenciada a falta de troca dos vedantes (courinhos) das torneiras;
  • Se for evidenciada a falta de limpeza nos aeradores, provocando o acúmulo de resíduos neles;
  • Se for evidenciada a retirada dos elementos de apoio (mão francesa, coluna do

tanque, etc.) provocando a queda ou quebra da peça ou bancada;

  • Se for evidenciado o uso de produtos abrasivos e/ou limpeza inadequada (produtos químicos, solventes, abrasivos do tipo saponáceo, palha de aço, esponja dupla face) nos metais sanitários;
  • Se for evidenciado nos sistemas hidráulicos, pressões (falta de regulagem da válvula redutora de pressão, sob responsabilidade do condomínio) e temperaturas (geradores de calor, aquecedores, etc.) discordantes das estabelecidas em projeto;
  • Equipamentos que foram reparados por pessoas não autorizadas pelo serviço de Assistência Técnica;
  • Aplicação de peças não originais, inadequadas ou ainda adaptação de peças adicionais sem autorização prévia do fabricante;
  • Equipamentos instalados em locais onde a água é considerada não potável ou contenha impurezas e substâncias estranhas à mesma que ocasione o mau funcionamento do produto;
  • Danos decorrentes de quedas acidentais, mau uso, manuseio inadequado, instalações de equipamentos inadequados ao sistema;
  • Danos decorrentes por impactos ou perfurações em tubulações (aparentes,

embutidas ou revestidas);

  • Manobras indevidas, com relação a registros e válvulas.

 

Situações não cobertas pela garantia

 

  • Peças que apresentem desgaste natural pelo tempo

Este conteúdo te ajudou?

Leave a Reply